27 abr 2023

O que você sabe sobre UTI?

O que é uma UTI? UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é uma área do hospital destinada ao atendimento de pacientes graves ou de risco, com probabilidade de sobrevida e recuperação, que necessitam de maiores cuidados e monitoramento 24 horas por dia. A UTI oferece suporte avançado à vida, portanto é dotada de tecnologia e profissionais especializados, prontos para atuar imediatamente frente a complicações e ocorrências indesejadas.

Qual tipo de tratamento a UTI oferece? Suporte aos órgãos que estejam com funcionamento prejudicado como, por exemplo, ventilação mecânica na insuficiência respiratória, drogas vasoativas para manter a pressão no choque hemodinâmico, vasodilatadores nas emergências hipertensivas, hemodiálise na insuficiência renal aguda, etc. Simultaneamente às medidas de suporte, são implementadas terapias direcionadas à doença que causou as disfunções orgânicas, além de medidas de conforto ao paciente e acolhimento à família.

Como são classificadas as UTIs? De acordo com a Portaria 895/2017 do Ministério da Saúde, as UTIs são classificadas em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI-a), Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO), Unidade de Terapia Intensiva Queimados (UTI-q), Unidade de Terapia Intensiva Pediátrico (UTI-ped) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Existem UTIs em outras especialidades como UTI cirúrgica, UTI Neurológica, UTI de Transplantes e UTI de Doenças Infecto-Parasitárias (UTI-DIP), etc.

Quem integra a equipe da UTI? Além dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem que prestam cuidados intensivos ininterruptos e monitorização contínua durante as 24 horas do dia, integram a equipe da UTI assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e terapeuta ocupacional, entre outros, conforme a RDC7 ANVISA/2010.

Quais os critérios para internação em UTI? De acordo com a Resolução CFM 2156/2016, as admissões em unidade de tratamento intensivo (UTI) devem ser baseadas em: I – diagnóstico e necessidade do paciente; II – serviços médicos disponíveis na instituição; III – priorização de acordo com a condição do paciente; IV – disponibilidade de leitos; V – potencial benefício para o paciente com as intervenções terapêuticas e prognóstico.

As UTIs Critical Care. A Critical Care foi fundada em 2011, é especialista na condução de pacientes graves e na gestão de UTI. Nossos médicos intensivistas prestam atendimento exclusivo aos doentes e apoio a suas famílias durante o processo de adoecimento crítico. A Critical Care tem larga experiência em consultoria e coordenação direta de Unidades de Terapia Intensiva Adulto com foco em qualidade e performance. Para mais informações sobre o nosso portfólio de serviços acesse o site: criticalcare.med.br

Selo UTI Eficiente

Notícias27/04/2023

Selo UTI Eficiente

Um pós-operatório mais seguro ...

Notícias27/04/2023

Um pós-operatório mais seguro ...

UTI NEONATAL

Notícias27/04/2023

UTI NEONATAL

UTI Eficiente 2023

Notícias27/04/2023

UTI Eficiente 2023

Quem é o Médico Intensivista?

Notícias27/04/2023

Quem é o Médico Intensivista?

Gestão em terapia intensiva

Notícias27/04/2023

Gestão em terapia intensiva

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.314/2022

Legislação27/04/2023

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.314/2022