Acompanhamento de paciente grave

A equipe de médicos intensivistas da Critical Care, a partir do seu acionamento e conforme os termos do contrato, poderá assumir a condução do paciente grave em toda linha do cuidado, da emergência à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a sua alta. Nesse caso, um dos nossos intensivistas assume a titularidade do caso, como médico assistente.

Segunda opinião em Medicina Intensiva

Interconsulta com intensivista da Critical Care com o objetivo de oferecer parecer especializado e esclarecer dúvidas sobre um caso analisado anteriormente. Trata-se de uma segunda opinião qualificada em Medicina Intensiva contemplando solicitação do médico assistente local ou familiares do paciente, nos casos de família insegura com condução do caso, médico local necessitando de apoio na tomada de decisão, na condução ou transferência.

Consultoria em Medicina Intensiva

A equipe da Critical Care trabalha na consultoria presencial a hospitais, orientando e apoiando desde a implantação até a operação de Unidades de Terapia Intensiva, liderando e apoiando equipes em atividades da rotina da gestão (escala, recrutamento, seleção, educação continuada, desenvolvimento de ciclos de melhoria contínua, planejamento e gestão da qualidade da assistência e segurança do paciente crítico, com foco em eficácia clínica, eficiência na gestão de recursos e experiência do paciente.

A equipe da Critical Care trabalha na consultoria presencial a hospitais, orientando e apoiando desde a implantação até a operação de Unidades de Terapia Intensiva

• TelemedicinaTeleUTI

O contrato com a Tele-UTI da Critical Care contempla dois serviços interdependentes para a melhoria contínua da unidade:

Visita horizontal em UTI por teleinterconsulta: O Especialista em Medicina Intensiva da Critical Care oferece suporte remoto à decisão para a equipe multiprofissional da UTI, diariamente, através de videoconferência de alta qualidade. A equipe remota interage através de estação de telemedicina conectada a uma plataforma de dados homologada, onde o plano terapêutico é registrado diariamente e disponibilizado para consulta.

Consultoria remota por videoconferência: O Especialista em Gestão de UTI da Critical Care lidera uma reunião mensal com a coordenação local para examinar os indicadores de desempenho da unidade. Essa análise é fundamental para estabelecer objetivos e metas claros, além de elaborar planos de ação voltados para aprimorar a eficácia clínica, a eficiência na gestão de recursos e a experiência do paciente.

Telemedicina

Nos últimos anos, a Telemedicina tornou-se um método cada vez mais valioso e viável de prestação de serviços de saúde.

Os serviços virtuais de saúde visam apoiar o cuidado ao paciente e fornecer segundas opiniões e consultas a pessoas que vivem em áreas remotas e isoladas, onde o acesso aos cuidados de saúde são limitados, bem como em ambientes urbanos.

A saúde virtual permite que os pacientes se conectem com especialistas a quem eles normalmente não teriam acesso

Além disso, com uma população crescente e envelhecida, a saúde virtual também está sendo usada para preencher a lacuna entre a demanda e capacidade do sistema (COACH 2015)